Antecedentes do Projeto


Toda a cooperação internacional da Embrapa é coordenada pela Secretaria de Coope ração Internacional - SCI que suscita, acompanha e orienta as ações da empresa com instituições estrangeira e internacionais. A Secretaria de Cooperação Internacional - SCI - é a unidade da Embrapa encarregada de ordenar e executar as políticas de cooperação internacional, buscando promover o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias de natureza técnico-científica com instituições estrangeiras governamentais e/ou privadas.

Um dos aspectos fundamentais da importância estratégica da área internacional para a Embrapa tem sido a busca constante de mercados demandadores de tecnologias, produtos e serviços já disponíveis na empresa, aprimorando as relações técnico-científicas e de cooperação recíproca, em relação ao mercado internacional.

Seguindo estas diretrizes, a SCI procura constantemente dinamizar os contatos com entidades internacionais visando carrear para a empresa os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos por países com maiores recursos em ciência e tecnologia e que possam ser adaptados às condições dos ecossistemas brasileiros, bem como dinamizar a cooperação, com outros países, que demandem tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos e disponíveis na Embrapa. Para maiores informações, visitar a SCI.

O projeto franco-brasileiro de pesquisa Ecologia Operacional existe desde 1984 e vem se desenvolvendo normalmente, durante todo esse tempo, no âmbito do convênio Embrapa/CIRAD. Várias atividades já foram executadas e diversas outras estão em andamento entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e o PRIFAS. Não existe data definida para seu término.