Acridologia Operacional


Em 25 anos de acridologia prática, 5 domínios de intervenção, 1 convicção, 1000 dias antes do ano 2000.

Imagem. Veja como a informação e o conhecimento científico protegem os diferentes ecossistemas do planeta contra os gafanhotos pragas.

Raros são os espaços do planeta onde não se encontram gafanhotos e ao mesmo tempo homens vivendo de agricultura de subsistência. Percorrendo um grande número de países, e observando a diversidade dos fenômenos acridianos e das respostas humanas, aplicando o método científico ao estudo de campo, escutando os melhores acridologistas do mundo, compartilhando com as populações rurais seus medos e suas angústias, indo, até o final de qualquer pista sobre o tema e praticando sistematicamente o compartilhamento dos conhecimentos, Michel Launois, o responsável pelo CIRAD-GERDAT-PRIFAS reteve alguns ensinamentos fundamentais que ele compartilhou com todo os correspondentes de uma rede que estuda os gafanhotos no mundo, quem quer que eles sejam, o que seja o que eles façam, onde quer que eles vivam.

Esses ensinamentos podem ser resumidos como segue:

Em referência a essas idéias, eis aqui alguns pontos ou alguns eixos prioritários de ação podem ser evidenciados em cinco grandes domínios de intervenção:

Pesquisa

Formação

Informação

Monitoramento acridiano

Luta acridiana

Conheça mais sobre Acridologia Operacional clicando aqui